quarta-feira, 5 de março de 2014

Recuperação de um carreto

Estava com o Costa no outro dia e contou-me que o seu Catana já com uns aninhos e depois de tantas pescas e peixe tirado, tinha dado o peido. E apesar do preço aguentou muito mais do que esperava, mas lá  ia ter de passar ao museu.
Mostrou-mo e estava com uma folga brutal na manivela, de forma que saltava uns dentes ao bobinar. Pensei  logo que seria o casquilho, e se não tivesse mais mazelas ainda daria para recuperar, bastando substituir o  mesmo (supostamente) gasto por um rolamento. Ofereci-me para meter mãos à tarefa e o Costa aceitou,  como assim o carreto já não servia para pescar.
Com tempo desmontei e lavei todas as peças:


E tive uma surpresa. O casquilho estava como novo:

Mas deve ter entrado areia ou sal entre ele e a roda de coroa e aconteceu o que esta imagem descreve melhor que quaisquer palavras:

Não é o plástico que é mais duro que o alumínio.O casquilho ao ser plástico ficou com o abrasivo "embebido", e a coroa foi-se desgastando. Funcionou como uma lixa: o papel também não é duro, mas com  abrasivo colado desbasta quase qualquer coisa.
A solução para este problema que me ocorreu foi encher a parte desgastada com cola epoxica:

Depois de a deixar endurecer um bocado, mas ainda não completamente rija, cortei os excesso com um x-acto, lixei um bocado e meti um rolamento da mesma medida que o casquilho um bocado à pressão. Ficou a acabar de endurecer 24h.
Depois tirei a blindagem do rolamento. Com a ajuda de uma agulha de coser tirei o freio, e depois é só levantar a blindagem:

Enchi-o de massa consistente para aumentar a resistência à água do rolamento que é cromado, os de inox ou cerâmica custam uma pipa de massa e assim cheio de massa deve durar mais que o carreto.


Depois foi voltar a montar o carreto e encher tudo de massa, realizando o mesmo procedimento nos outros rolamentos:



E claro não esquecer também o rodízio:

O carreto ficou a funcionar 5*, só um bocado menos solto porque a massa é um bocado espessa, mas muito suave e certinho. O tempo dirá se a reparação aguenta.

A massa que usei é Mobil "MOBILGREASE XHP 222" (LINK)
e a cola é Devcon Plastic Weld (LINK), uma cola epoxica desenvolvida para plásticos que é de endurecimento rápido e das mais resistentes que já experimentei, mesmo sem ser em plástico.
O rolamento veio do ebay.

2 comentários:

  1. Boa noite, pode-me dizer onde conseguiu arranjar a massa mobil xhp 222?

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,
      Tinha comprado há tempos em www.karterlub.com, mas encontra massa de lítio lojas de acessórios auto ou lojas de bricolage (aki, leroy).

      Eliminar