sexta-feira, 8 de março de 2013

O Pingalim

Quem não o conhece, infalível na pesca ao corrico, poucos são os Robalos que resistem aos encantos de um Pingalim, seja pela cor ou forma de trabalhar o que é certo é que não existe corricador que se esqueça de os levar.
Eu pessoalmente agora faço os meus, experimentei o ano passado e os resultados foram excelentes dai resolvi partilhar o método de fabrico dos mesmos.

Começo por marcar as borrachas para fazer o corte


O corte convem ser com ajuda de alguem e com uma tessoura bem afiada, de seguida passo para a montagem dos anzois, anzol este curvo uso os VMC e um destorcedor nacional.


Passo para as fitinhas, existe uma variedade enorme de fitinhas dai usar varias e numa pescaria vou trocando para ver qual é que sera a mais apelativa naquele momento.


A parte final e por vezes mais chata é mesmo colocar a borrachinha agora, uso com ajuda de um arame que o Zé Maria me afereceu com com seda.
O resultado final é o que se pode ver a seguir e digo foram testados e funcionaram muitoooo bem ;-)


Fica bastante baratos e são feitos por nós que é quando dá mais gosto nas capturas que conseguimos. Experimentem que vão ver vale bem a pena.

P.S. não esquecer que o pingalim tem de rodar com facilidade para trabalhar bem testem no fim para ver se esta Ok

10 comentários:

  1. Ora aí está o made in do belo do pingalim .
    Muito bom :)

    ResponderEliminar
  2. boa tarde onde posso arranjar essas borrachas para os pingalins?

    Obrigado

    Pedro Freitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro, olha esta borracha e outras que tenho compro na Casa Favais aqui em Vila do Conde (Caxinas) www.casafavais.com ;-)

      Eliminar
  3. Boa tarde, excelente aspeto, onde arranja as fitinhas brilhantes?

    Obrigado

    Mário Lapa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, tanto as fitas como as borrachas compro na Casafavais ;-)

      Eliminar
  4. Boa noite,
    sei que este post ja tem algum tempo, mas só o descobri agora. Será que me podia dizer qual o diametro da borracha e se as fitinhas teem algum nome especifico para eu procurar aqui na zona do porto.Normalmente uso as pequenas enguias mas esses pingalins têem muito bom aspecto e gostava de experimentar.
    Abraço e boas pescas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Marco, desculpe o atraso na respostas, a borracha que esta na imagem é esta que vendem na casa Favais pode ver ao clicar no link http://www.casafavais.com/pt/produto.html?page=shop.product_details&flypage=flypage&product_id=4708&category_id=105 , mas tambem uso uma que eles vendem ao metro e é mais fina um bocadinho e mais escura.

      Eliminar
    2. obrigado pela a ajuda... tentei fazer hoje uns mas com a borracha mais fina... aqui estão os resultados...http://imageshack.com/a/img844/7698/99zg.jpg
      http://imageshack.com/a/img841/4061/iuob.jpg ... o que acha... estou no bom caminho??
      Abraço

      Eliminar
  5. Esta com bom aspeto agora é agua com ele ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! agora é só o trabalho dar treguas e lá vou eu

      Eliminar