Depois de uma semana de trabalho cão, combinei com o Costa e o Casco uma ida ao Cais Sul para fazer uma boia e relaxar um bocado.
Não ia com grande esperança, pois este ano em termos de pesca está a ser uma desgraça. Depois do mau tempo o mar parece que secou, grade atrás de grade, seja em boia, fundo, fundo ligeiro, corrico, spinning...até já comprei material de LRF para ver se fazia diferença. As últimas semanas que as condições melhoraram mas o mar encheu-se de sargaço e ficou impraticável. No rio Ave tem saído uns peixes ao corrico, mas a última vez que lá fui vim doente. É só robalinhos de palmo ou menos, um gajo a devolvê-los com instruções para irem chamar os avós, e os vizinhos do lado a mete-los todos para o saco, e depois a gabarem-se de já terem pescado largas dezenas. Deu-me tamanha azia que não voltei a lá pôr os pés.
Ontem chegamos ao pesqueiro às 21h15, e o distraído do costume nem a boa trazia montada, não tinha chumbos apropriados para a calibrar, etc... mais 10 minutos a ensinar o murcão, e bora para a nossa pedra. As condições eram perfeitas: mar calmo, maré a começar a descer, sem vento e o tempo ameno e perspetivas de a meteorologia piorar no dia seguinte, pelo que o peixe tinha que andar lá.
Enquanto o Costa dava mais umas dicas ao Casco, segunda iscada com um casulo inteiro a subir pela linha na água e primeiro peixe. Já não era grade!!! Era uma boga grandota :D!! Que se lixe, se há bogas é porque há peixe! Usei-a para fazer umas iscadas, e entretanto começam o Casco e o Costa a tirar bogas também. Assim não vale, eu quero é pescar, que se lixe se é bogas, mudei o isco para coreana (inteirinha a subir pela linha outra vez).
Toca o telemóvel, a patroa a perguntar como estava a correr, eu no tero-lero, e afunda a boia!! "Tenho que desligar, tenho peixe!!!". Uma só mão para a cana enquanto a outra arruma o telemóvel, e começa a boia a correr para o lado! Eh lá, isto não é boga! ("É uma Caraboga", diz o Costa, aquela espécie que um gajo tem mesmo fézada que não seja boga, até a tirarmos da água). Mas não era mesmo! Um carapauzinho jeitoso!!! Ena!! Não é grade, e tenho peixe que se come! Dia feliz de pesca!!!
Continua-se a mandar boias para a água, e começam as bogas a sair seguidas, uma para mim, outra para o Costa, o Casco a ver navios depois de ter tirado o maior peixe da noite (BOGA! :D). Entretanto estou a ver o email no telemóvel, e valente afundanço na boia. Eh lá! Este é matulão e não quer vir!!! Mas a cana não se nega a nada, e toca a rebocar o bicharoco, chega às pedras e desferra. Dass, era o maior e melhor da noite (o que foge é sempre), e depois de já ter acontecido o mesmo ao Costa. Há que insistir que ele volta a cair! Entretanto o Costa "Picou!!! É pequeno mas não é boga!!!", peixe cá para fora, um sarguito de 15cm. Há peixe no pesqueiro!!!! Triplo mortal encorpado (o cais é alto), e vai lá chamar o avô! Mais umas bogas, e com este entretenimento já eram 0:30!! A maré já começa a ficar curta, as algas das pedras já se embrulham ao tirar a boia, e amanha trabalha-se! Tá no arrumar!
Foi a melhor noite de pesca em muito tempo! Fui pescar de cabeça comida por uma semana de trabalho cão mas tive companhia 5* e foi a noite toda a tirar peixe! "Zé, mas foi só boga!"- Que se lixe, era mesmo o que estava a precisar, e levei para casa um carapau para mostrar que também tiro peixe sem ser esquisitos com espinhas radioativas ou todos às corzinhas com carne mole (maragotas) :D
Peixes: 1 carapau, 1 sarguito, 2 matulões incógnitos que não quiseram sair da água, e muitas bogas.
Canas: Zé-Cormoura Corstrong 6m, Costa-Grauvel Energy 6m vermelha, Casco-?Okuma bolognhese 5m?
Carretos: Zé-Vega CD5000
Linhas: Madre 0,15 multi chinês, estralho Amnésia 4,5kg
Anzol: Sasame Wormer Nº2
Boia de 20g a correr.
Sem comentários:
Enviar um comentário